Economia
IPCA volta a cair em setembro pela terceira vez seguida, aponta o IBGE
A inflação acumulada em 12 meses ficou em 7,17%


O Brasil registrou pelo terceiro mês consecutivo deflação em setembro. É o maior período de baixa inflacionária da série histórica iniciada em 1980.
Dados do IBGE, divulgados nesta terça-feira 11, mostram que o IPCA de setembro registrou queda de -0,29%.
Entre julho e setembro, o País acumulou queda no índice de -1,32%.
Assim como nos meses anteriores, a redução dos combustíveis foi o principal fator que influenciou na contenção da alta de preços.
Apesar do bom resultado, a taxa de setembro foi a menos intensa destes três meses de queda do indicador. Em julho, a taxa ficou em -0,68%, e em agosto ela foi de -0,36%, mostrando tendência de estabilização.
No ano, o IPCA acumula alta de 4,09% e, nos últimos 12 meses, de 7,17%, abaixo dos 8,73% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Isso significa que a inflação no ano está ainda bem acima da meta do governo para 2022, prevista de 3,5%.
O Banco Central já admitiu oficialmente, porém, que a meta de inflação será descumprida em 2022 pelo segundo ano seguido.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.