Economia

Haddad começa a montar a equipe para ministério, mas nomes não são divulgados

Ex-prefeito de São Paulo deverá assumir a Fazenda e já começou a buscar integrantes para compor sua futura equipe na pasta

Foto: Reprodução / TV Globo
Apoie Siga-nos no

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) , o plano A do presidente eleito Lula para o Ministério da Fazenda, confirmou nesta sexta-feira 9 que começará a montar sua equipe de trabalho. A jornalistas, o petista, no entanto, afirmou que os nomes dos escolhidos não serão divulgados hoje.

A declaração sobre a composição da equipe foi feita na saída do hotel em que está hospedado em Brasília.

Haddad tem liderado em nome de Lula uma série de reuniões com representantes do setor financeiro e até com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, com quem se reuniu nesta quinta.

A expectativa é de que o anúncio de Haddad e de seus companheiros de pasta possa reduzir a ansiedade de parte do mercado por indicar qual caminho o novo governo irá seguir na substituição do teto de gastos.

Além de Haddad na Fazenda, a expectativa é de que Lula confirme, ainda nesta sexta, José Múcio na Defesa, Rui Costa na Casa Civil, Flávio Dino na Justiça e Segurança Pública e Mauro Vieira no Itamaraty. Os cinco nomes seriam a primeira leva de ministros que tiveram anúncios antecipados, já que a previsão era de que a equipe começasse a ser escalada apenas após a diplomação de Lula, marcada para o dia 12.

Além dos líderes das cinco pastas, Lula também já definiu quem deve ocupar o comando das Forças Armadas. No Exército o escolhido foi o general Júlio Cesar de Arruda; na Marinha, o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen; e para a Força Aérea Brasileira (FAB), o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. A confirmação também deverá ocorrer dentro de algumas horas.

Na semana passada, Lula disse já ter 80% dos nomes definidos, faltando apenas ajustes com partidos aliados e com as legendas que ainda negociam uma entrada na base do governo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo