Economia
Governo Trump estuda nova declaração de emergência para taxar produtos do Brasil
Segundo a agência Bloomberg, a Casa Branca busca superar barreiras legais para concretizar a ameaça tarifária


O governo dos Estados Unidos estuda declarar uma nova emergência nacional como justificativa legal para impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A iniciativa, segundo a agência Bloomberg, buscaria driblar entraves jurídicos, já que os norte-americanos têm superávit comercial na relação com os brasileiros.
Segundo a agência, a medida ainda está em fase de avaliação e foi discutida recentemente por integrantes do Gabinete do Representante Comercial dos EUA em encontros com parlamentares. O tarifaço deve entrar em vigor na próxima sexta-feira 1º.
Brechas legais nos EUA
A legislação usada para justificar tarifas semelhantes — impostas a países com os quais os EUA mantêm déficit comercial — não se aplica ao Brasil. Ao contrário da China e de outras nações atingidas pelas sanções, o Brasil compra mais dos norte-americanos do que vende, o que garante superávit a Washington na relação bilateral.
A discussão sobre emergência nacional revela os esforços de Trump para sustentar juridicamente suas promessas protecionistas, agora direcionadas a um antigo aliado.
Até a tarde desta sexta-feira 25, a Casa Branca e o Gabinete do Representante Comercial dos EUA não haviam se pronunciado sobre o tema.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

George Santos deve se entregar nesta sexta-feira para cumprir pena de 7 anos de prisão nos EUA
Por CartaCapital
Os próximos passos de Lula diante da proximidade do tarifaço trumpista
Por André Barrocal