Economia
Governo trabalha para que o PIB cresça mais de 2%, diz Haddad
“Estamos confiantes de que poderemos ter um ano acima das expectativas”, comentou o ministro


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira 30, que o governo tem mirado em um crescimento acima de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) este ano.
“Os números deste ano estão bastante razoáveis. Estamos confiantes de que poderemos ter um ano acima das expectativas”, comentou.
O comentário de Haddad acontece após o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgar nesta terça uma estimativa para economia do Brasil. Segundo o FMI, a economia brasileira deve crescer 1,7% em 2024.
O número é maior do que a estimativa de 1,5% apontada pela organização em outubro de 2023.
Taxa de juros
Às vésperas da “super quarta”, quando o Banco Central e o Federal Reserve, dos EUA, divulgam as taxas de juros no mesmo dia, Haddad afirmou que espera uma “semana tranquila”.
Segundo o ministro, se o Federal Reserve cortar os juros dos EUA ainda no primeiro semestre, a taxa básica de juros no Brasil poderá ser menor do que está previsto atualmente.
Atualmente, a taxa básica de juros, a Selic, está em 11,75% ao ano. A expectativa é que o Copom siga reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual, devendo ser reduzida para 11,25%.
Já a taxa básica de juros nos Estados Unidos está entre 5,25% e 5,5% ao ano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.