Economia
Governo retira do Bolsa Família 1.199 candidatos eleitos em 2024
A medida deve durar enquanto o mandato estiver em vigor


O governo Lula (PT) cancelou os benefícios do Bolsa Família e do Auxílio-Gás pagos a 1.199 famílias integradas por pessoas eleitas nas disputas municipais de 2024. O anúncio partiu do Ministério do Desenvolvimento e da Assistência Social, nesta sexta-feira 17.
No total, são sete famílias de prefeitos, 19 de vice-prefeitos e 1.168 de vereadores que recebiam o Bolsa Família. A medida deve durar enquanto o mandato do familiar estiver em vigor.
Os integrantes considerados da mesma família são definidos no ato de cadastro nos programas, levando em conta aqueles que moram no mesmo domicílio e dividem receitas e/ou despesas.
Veja a divisão de famílias impactadas pela novo decisão por regiões:
- Norte: 167 famílias
- Nordeste: 592 famílias
- Sudeste: 300 famílias
- Sul: 82 famílias
- Centro-Oeste: 58 famílias
O Bolsa Família é pago a quem está inscrito no CadÚnico e tem renda de, no máximo, 218 reais mensais para cada integrante da família que vive na mesma casa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Brasil reduz nível de pobreza entre crianças e adolescentes; Bolsa Família é principal indutor
Por Ana Luiza Basilio
TCU exige medidas do governo contra o uso de dinheiro do Bolsa Família em bets
Por Wendal Carmo
AGU diz que há dificuldades para impedir uso do Bolsa Família em bets
Por Agência Brasil