Governo Lula prepara MP para isentar do IR quem recebe R$ 2,8 mil, diz José Guimarães

O líder do governo na Câmara foi entrevistado do programa 'Poder em Pauta'; assista à íntegra

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Apoie Siga-nos no

O deputado federal, José Guimarães (PT-CE), líder do governo Lula na Câmara, afirmou nesta sexta-feira que o governo federal estuda enviar ao Congresso uma medida provisória que prevê isentar do Imposto de Renda brasileiros que recebem dois salários mínimos – ou seja, 2,8 mil reais.

Guimarães foi entrevistado no programa Poder em Pauta, no canal do Youtube de CartaCapital. Atualmente, a isenção está fixada em 2,6 mil reais, com base no mínimo que vigorou durante o ano de 2023.

“Nós aprovamos uma política de valorização permanente do salário mínimo. 2023 foi o primeiro ano em que houve aumento real no poder de compra do trabalhador”, afirmou. “E, agora, vamos apresentar um projeto determinando a isenção de dois mínimos do IR. Ou seja, uma isenção de quase 3 mil reais“.

A política de reajuste à qual Guimarães fez referência foi aprovada pelo Congresso e sancionada por Lula em agosto passado. Com a norma, o cálculo para definir o valor do mínimo combina a inflação e a variação positiva do Produto Interno Bruto de dois anos anteriores.

A valorização permanente do salário mínimo foi adotada no Brasil em anos anteriores, mas barrada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Foram cinco anos de desmonte, cinco anos sem aumento salarial dos servidores, sem política que valorização do salário mínimo, as políticas foram desconstruídas”, completou o líder. “Conseguimos recuperar parte da destruição feito pelo antigo governo e vamos avançar para ampliar a isenção do IR e ajudar a melhorar o poder de compra dos brasileiros”.


Assista à entrevista: 

?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> src="https://i.ytimg.com/vi/Xerv4IANEqg/hqdefault.jpg" layout="fill" object-fit="cover" alt="'SE A ECONOMIA ESTIVER BEM, VAMOS GANHAR A ELEIÇÃO MUNICIPAL' | Poder em Pauta com JOSÉ GUIMARÃES">

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.