Governo desbloqueia 8,3 bilhões de reais para ministérios

Palácio do Planalto ainda mantém congelados cerca de 25 bilhões de reais

Coletiva de imprensa sobre Relatório Bimestral de avaliação de Receitas e Despesas. (Foto: Gustavo Raniere/Ministério da Economia)

Apoie Siga-nos no

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) decidiu desbloquear 8,3 bilhões de reais do Orçamento, nesta sexta-feira 20, para ministérios como Educação, Economia e Defesa. A informação está no Relatório Bimestral de Receitas e Despesas, divulgado pelo Ministério da Economia.

No relatório divulgado em julho, o valor contingenciado do Orçamento de 2019 era de 31,225 bilhões de reais. Segundo o governo, a liberação do dinheiro foi possível graças à previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O crescimento esperado é de 0,81% para 0,85%.

O ministério da Educação receberá 1,99 bilhão de reais, enquanto a Economia terá 1,75 bilhão e a Defesa, 1,65 bilhão. À Saúde, serão destinados 700 milhões, à Infraestrutura, 450 milhões e Minas e Energia, 340 milhões. O Ministério do Desenvolvimento Regional recebeu 200 milhões.

Há ainda um fundo da Operação Lava Jato, com valores recuperados com as investigações. A quantia é de 2,661 bilhões. Deste fundo, a Educação recebe 1,6 bilhão de reais e os estados da Amazônia Legal ficarão com 1 bilhão. A receita foi validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o governo, 25,12 bilhões de reais ainda estão congelados no Orçamento para este ano. O próximo relatório deve ser apresentado em novembro.


Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.