Economia
Fraude no INSS: devolução de valores indevidos começa nesta quinta-feira
O primeiro lote de pagamentos será destinado a pessoas que realizaram o pedido até a última segunda-feira
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta quinta-feira 24 a realizar o ressarcimento de valores descontados indevidamente em benefícios entre março de 2020 e março de 2025. O dinheiro vai ser depositado integralmente, com correção monetária, na conta bancária onde cada pessoa já recebe o valor mensal.
Neste primeiro lote, serão ressarcidas as primeiras pessoas que formalizaram o acordo de pagamento no aplicativo Meu INSS. Por enquanto, só vão receber pessoas que realizaram o procedimento até segunda-feira 21. Quem aderiu primeiro, recebe primeiro.
Segundo o cronograma inicial divulgado pelo INSS, o ressarcimento será feito em parcela única, com correção monetária. A cada 15 dias, será liberado um novo lote de pagamentos, começando com cerca de 1,5 milhão de pessoas no primeiro grupo. O segundo lote está previsto para 9 de agosto e o terceiro para 24 de agosto. O governo pretende concluir todos os pagamentos ainda em 2025.
Quem teve os descontos e ainda não solicitou acordo, pode acessar o aplicativo Meu INSS e fazer a solicitação para receber nos próximos lotes. Todo o processo é gratuito e dispensa a apresentação de documentação adicional.
Antes de formalizar a adesão, aposentados e pensionistas podem consultar o valor a que têm direito. O acesso às informações e a formalização do acordo devem ser feitos exclusivamente pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou presencialmente nas agências dos Correios.
Segundo informações do INSS, os canais para consulta e contestação de descontos permanecerão ativos até, no mínimo, 14 de novembro de 2025.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
INSS detalha regras para ressarcir aposentados e pensionistas; adesões começam na sexta
Por Ana Luiza Basilio
Fraude no INSS: termina nesta segunda o prazo para garantir devolução a partir desta semana
Por CartaCapital



