Economia
Famílias do RS devem confirmar dados no Gov.br a partir de 27 de maio para receber o Pix de R$ 5,1 mil
A primeira tarefa para o Auxílio Reconstrução recai sobre as prefeituras, que deverão enviar os dados sobre as áreas afetadas


O governo Lula (PT) iniciou a montagem do banco de dados para liberar os pagamentos do Auxílio Reconstrução, uma transferência via Pix de 5,1 mil reais a famíliares que perderam seus bens pessoais nas enchentes que castigam o Rio Grande do Sul.
A primeira tarefa recai sobre as prefeituras, segundo o ministro da Integração Regional, Waldez Góes: elas deverão enviar ao governo federal uma lista das áreas atingidas.
Na sequência, a partir de 27 de maio, as famílias contempladas terão de acessar o portal gov.br e confirmar os dados repassados pelas prefeituras. O pagamento, portanto, depende da chancela e da validação dessas informações.
A partir desta quarta-feira 22, os municípios encaminharão ao governo federal os dados sobre as áreas atingidas e as pessoas desalojadas ou desabrigadas. Segundo Góes, o ritmo de pagamento dependerá da celeridade das gestões municipais no preenchimento das informações.
O Auxílio Reconstrução será pago em uma única parcela. Terão direito ao benefício as famílias residentes em áreas atingidas pelas enchentes, que abandonaram suas casas – de forma temporária ou definitiva – nos municípios em situação de calamidade ou emergência.
Confira os passos para o pagamento:
- o município enviará ao governo federal os dados de cada família;
- a pessoa identificada como responsável pela família acessará o sistema, clicando no botão Sou Cidadão. Ela terá de usar sua conta GovBr para confirmar os dados;
- após a confirmação, os dados serão enviados à Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento;
- as pessoas que possuem conta na Caixa receberão o dinheiro nela. Para quem não tem, haverá abertura automática de uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.
Confira também as principais perguntas e as respostas sobre o programa:
1. Quando receberei?
A data do pagamento depende do envio das informações pelos municípios, do processamento dos dados e da confirmação pela família.
O sistema para recebimento das informações das prefeituras começa a operar em 22 de maio e o sistema para confirmação das informações pelas famílias entrará no ar no dia 27.
2. Preciso abrir conta bancária?
Não. A Caixa Econômica abrirá automaticamente uma conta poupança social digital em nome do beneficiário. Se a pessoa já tiver conta na Caixa, o dinheiro será depositado nela.
3. Sou beneficiário do Programa Bolsa Família. Vou receber o Auxílio Reconstrução?
O Auxílio Reconstrução é voltado para famílias que tiveram de sair de suas casas e buscar abrigos devido às chuvas e que perderam parcial ou integralmente seus bens. Beneficiários do Beneficiários do Bolsa Família que estiverem nessa situação poderão receber o auxílio.
4. Recebo seguro-desemprego. Posso receber o Auxílio Reconstrução?
Sim. Se for morador de área atingida informada pela prefeitura, teve de sair de sua casa e perdeu bens com a chuva,poderá receber o Auxílio Reconstrução.
5. Preciso estar no Cadastro Único para receber?
Não. Para receber o auxílio, basta a prefeitura informar os dados das famílias desalojadas ou desabrigadas das áreas atingidas, com endereço completo comprovado.
6. Moro na mesma casa com minha esposa e meus filhos. Nós dois temos direito a receber o Auxílio Reconstrução?
Não. Cada família pode receber apenas um Auxílio Reconstrução. O recebimento de mais de um auxílio por família constitui fraude, sujeita a sanções penais e cíveis cabíveis, além de ter de ressarcir à União o valor do apoio recebido.
7. Como vou saber se a prefeitura enviou os dados da minha família?
A partir de 27 de maio, você poderá acessar o sistema usando login e senha do GovBr. Neste sistema, você será informado se os dados de sua família já foram enviados.
8. Serei avisado para entrar no sistema e confirmar os dados?
Recomendamos que acesse o sistema periodicamente. Além disso, sugerimos que baixe o aplicativo do GovBr em seu celular e o mantenha atualizado.
9. Existe alguma regra para uso do dinheiro?
Não. O Auxílio Reconstrução é uma ajuda do governo federal para que as famílias possam retomar suas vidas e comprar seus bens perdidos. Quem teve a casa parcialmente destruída poderá fazer uma pequena reforma.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Como as eleições no Rio Grande do Sul poderiam ser adiadas, segundo advogado
Por Ana Luiza Basilio
Estudantes do RS ficarão isentos da taxa de matrícula do Enem, anuncia Camilo
Por CartaCapital
Desinformação sobre catástrofe no RS tem fins políticos e eleitorais, diz Jorge Messias
Por CartaCapital