Economia
Falha no sistema interligado provoca falta de energia em várias regiões
Cidades das regiões Sul e Sudeste ficaram sem energia
Uma falha ocorrida às 14h03 desta terça-feira 4 na linha de transmissão de energia que liga as regiões Norte e Sudeste causou “uma pertubação no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocando a interrupção no fornecimento de energia em uma linha de 500 kV nas regiões Norte e as regiões Sudeste/Sul”, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
“A falha ocorreu entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões”, diz nota do ONS.
Houve o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema, informou o ONS.
Segundo ainda o ONS, às 14h41 a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. “Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas”, informou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



