Economia

EUA confirmam tarifa sobre aço e alumínio do Brasil e de outros países a partir desta quarta

A taxação será de 25%. A confirmação ocorre no dia em que cresceu a tensão entre norte-americanos e canadenses

EUA confirmam tarifa sobre aço e alumínio do Brasil e de outros países a partir desta quarta
EUA confirmam tarifa sobre aço e alumínio do Brasil e de outros países a partir desta quarta
Trump faz novo movimento na guerra comercial contra a China e os vizinhos Canadá e México. Foto: Jim WATSON / AFP
Apoie Siga-nos no

A Casa Branca confirmou que entrará em vigor à meia-noite desta quarta-feira 12 a adoção de tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio importados de “todos os parceiros comerciais, sem exceções ou isenções”, imposta pelo presidente Donald Trump. A medida valerá também, portanto, para produtos do Brasil.

Conforme dados do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, em 2024 o Brasil foi o segundo maior fornecedor de aço a Washington, com 4,08 milhões de toneladas — atrás apenas do Canadá, com 5,95 milhões de toneladas.

Em seu primeiro mandato, Trump já havia imposto tarifas de 25% sobre o aço, mas depois recuou parcialmente e criou um programa de cotas para permitir a importação de aço e alumínio sem tarifas, devido à falta de poder da indústria americana para atender à demanda.

O Instituto Aço Brasil aponta que as cotas permitiam ao Brasil exportar até 3,5 milhões de toneladas de placas e semiacabados e 687 mil toneladas de laminados para o mercado americano sem a tarifa adicional.

Horas antes de a Casa Branca confirmar as tarifas, o presidente Lula (PT) criticou Trump durante um evento em Minas Gerais.

“Todo mundo vai ganhar, nós não queremos o Brasil para nós, nós queremos o Brasil para vocês. Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia”, afirmou. “Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado.”

A confirmação sobre as novas taxas ocorre em um dia em que a relação entre o Canadá e os Estados Unidos voltou a se tensionar, após Trump ameaçar o vizinho com a duplicação das tarifas prevista para a siderurgia. Horas depois, porém, ele recuou.

Pela manhã, o magnata anunciou em sua rede Truth Social que dobraria as tarifas alfandegárias sobre o aço e o alumínio canadenses que entrarão em vigor na quarta-feira, elevando-as de 25% a 50%.

À tarde, porém, após um telefonema entre o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, Trump mudou de opinião.

Seu assessor comercial Peter Navarro confirmou a alteração em uma coletiva de imprensa, quando questionado se o presidente desistiria de levar as tarifas alfandegárias de aço e alumínio a 50%.

Ford adiantou que fará o mesmo com a eletricidade, após uma discussão “produtiva” com Lutnick, com quem tem uma reunião marcada para quinta-feira em Washington.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo