Economia
Estímulo ao consumo
O comércio projeta alta de 1,5% neste ano


A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta crescimento de 1,5% em relação a 2021, graças à distribuição de recursos extraordinários, como a antecipação do 13º salário dos aposentados, saques do FGTS e, principalmente, o Auxílio Brasil. “Se, por um lado, essas iniciativas prolongam pressões inflacionárias, por outro, ajudam a recompor a renda das famílias no curto prazo, dando fôlego às vendas no varejo”, avalia o economista da entidade, Fábio Bentes. A CNC calcula que o Auxílio Brasil e os saques do FGTS devam injetar no varejo 39 bilhões de reais ao longo do ano. Segundo Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, no encerramento do primeiro trimestre, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu 1%, representando o terceiro aumento seguido (janeiro e fevereiro registraram altas de 2,3% e 1,3%, respectivamente), superando, assim, a expectativa da CNC, que projetava expansão de 0,3% sobre fevereiro. A entidade havia previsto crescimento de 1,1% neste ano, devido à inflação ao consumidor anualizada acima de 12%, juros em elevação, preços no atacado na casa dos 20% e a queda de 6,2% no rendimento real médio do trabalho nos 12 meses encerrados em março.
Imagem: Pedro França/Ag.Senado
LUIZA INTERNACIONAL
Imagem: David L.Nemec/NYSE
Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, recebeu o Prêmio Personalidade do Ano 2022, concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, principal evento da comunidade brasileiro-americana nos Estados Unidos, que costuma reunir mais de mil líderes desde 1970. Antes do jantar de premiação, a empresária tomou o café da manhã na Bolsa de Nova York e tocou o sino de abertura do pregão. Sua nomeação foi aprovada, unanimemente, pelo Conselho de Administração da Câmara.
SEMICONDUTORES
Imagem: Anfavea
Recém-empossado na presidência da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Márcio de Lima Leite, da Stellantis, teve duas reuniões com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com quem tratou, entre outros temas, do projeto de instalação de um parque de produção de semicondutores no País. Na coletiva em que informou que a produção total de veículos caiu 13,6% – para 681,4 mil entre janeiro e abril em comparação ao mesmo período de 2021 –, Leite revelou que “há empresas que atuam no setor com interesse em ter fábrica local de semicondutores”. O executivo calculou em até 2 bilhões de dólares o investimento.
CARTÃO
A Credz, fintech com mais de 3 milhões de cartões emitidos para 600 redes varejistas, acaba de lançar o cartão de crédito co-branded Credz AmoPet Visa, para pequenos e médios pet shops, clínicas e hospitais veterinários, agrolojas e varejo alimentar. O cartão é uma solução de pagamento que contribui para aumentar o tíquete médio e permite ao lojista atrair, reter e fidelizar os clientes ao oferecer a opção de parcelar as compras. O Instituto Pet Brasil estima que o mercado de produtos, serviços e comércio de animais de estimação faturou 51,7 bilhões de reais em 2021.
FUSÃO NO AR
A Gol e a Avianca anunciaram que vão unir suas operações para criar uma nova empresa, o Grupo Abra, do qual também participarão as empresas Viva, da Colômbia, e Sky Airline. “Avianca e Gol serão a base de uma malha pan-latino-americana de companhias aéreas com o objetivo de ter o menor custo unitário em seus respectivos mercados, os programas de fidelidade líderes em suas regiões e outros negócios sinérgicos”, diz o comunicado. O novo grupo terá capital fechado e investidores se comprometeram a aportar 350 milhões de dólares em ações.
PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1208 DE CARTACAPITAL, EM 18 DE MAIO DE 2022.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “Estímulo ao consumo”
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