Economia

Embraer firma acordo para instalar linha de montagem na Índia

Documento foi assinado neste sábado em Nova Delhi

Embraer firma acordo para instalar linha de montagem na Índia
Embraer firma acordo para instalar linha de montagem na Índia
Acordo firmado pela Embraer prevê a montagem final do jato regional E175 na Índia. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

A companhia brasileira Embraer, uma das principais fabricantes de jatos executivo do mundo, e a indiana Adani Defense & Aerospace assinaram, neste sábado 21, em Nova Delhi, um acordo para estabelecer uma linha de montagem final para o jato regional E175, na Índia.

Segundo a Embraer, o memorando de entendimento ampliado foi firmado no âmbito do programa de Aeronaves de Transporte Regional (RTA) indiano, consolidando o acordo inicial, firmado no mês passado, para estruturar a produção do E175 na Índia.

“As duas empresas já trabalham em conjunto para avançar em todos os aspectos do memorando de entendimento, incluindo oportunidades na fabricação de aeronaves, cadeia de suprimentos, serviços pós-venda, treinamento de pilotos e obtenção de encomendas que sustentem a proposta da linha de montagem final”, informou a Embraer, em nota.

O acordo foi assinado durante uma cerimônia oficial, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal. De acordo com a Embraer e a Adani, a parceria comercial reforça as relações estratégicas entre os dois países.

A Índia é um dos mercados de aviação que mais crescem no mundo em termos de tráfego de passageiros, com uma demanda estimada em ao menos 500 aeronaves na faixa de 80 a 146 assentos pelos próximos 20 anos. Demanda à qual o modelo E175 se ajusta bem, segundo a Embraer.

Ainda de acordo com a companhia brasileira, o E175 é uma opção viável para atender a cidades de pequeno e médio porte da Índia, podendo viabilizar novas rotas e ampliar a conectividade, “acelerando a expansão da aviação regional”.

A parceria com a Adani, maior empresa privada dos setores de defesa e aeroespacial da Índia, consolida a presença da Embraer no país, onde, atualmente, estão em operação 50 aeronaves de 11 diferentes modelos comerciais, de defesa e de aviação executiva.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo