Economia

Embraer acusa a Boeing de encerrar “indevidamente” acordo de compra

Embraer diz que Boeing “fabricou falsas alegações como pretexto para tentar evitar seus compromissos de fechar a transação”

Apoie Siga-nos no

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer acusou, neste sábado 25, a americana Boeing de “rescindir indevidamente” o contrato de compra de sua divisão comercial, usando “falsas alegações” para evitar cumprir seus compromissos. Mais cedo, a construtora aeronáutica americana anunciou a rescisão do acordo de US$ 4,2 bilhões para adquirir a divisão de aviões comerciais da sua rival brasileira.

“A Embraer acredita firmemente que a Boeing rescindiu indevidamente o Acordo Global da Operação (MTA) e fabricou falsas alegações como pretexto para tentar evitar seus compromissos de fechar a transação e pagar à Embraer o preço de compra de U$ 4,2 bilhões”, disse a brasileira em comunicado.

Boeing e Embraer planejavam formar uma joint venture na qual a americana teria 80% da participação nessa divisão. Os 20% restantes permaneceriam sob controle da brasileira. O acordo deveria ser finalizado até sexta-feira, 24 de abril. A Boeing, no entanto, explicou que exercia seu direito de desistir do contrato por a Embraer não atender às condições necessárias, segundo comunicado de imprensa divulgado também neste sábado 25.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo