Economia

Em reunião com Lupi, conselheiro denuncia cobrança ilegal de taxas de aposentados

O Conselho Nacional de Previdência Social se reuniu nesta segunda-feira 28

Em reunião com Lupi, conselheiro denuncia cobrança ilegal de taxas de aposentados
Em reunião com Lupi, conselheiro denuncia cobrança ilegal de taxas de aposentados
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), recebeu nesta segunda-feira 28 uma nova denúncia de irregularidades que prejudicariam aposentados. O alerta aconteceu durante uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social.

O conselheiro Ivo Mósca, representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, advertiu sobre a cobrança indevida de uma taxa na concessão de antecipação salarial para aposentados do INSS. A informação é da TV Globo.

Essa modalidade, porém, não permite a cobrança de juros ou taxa extra. Por meio dela, é possível antecipar uma parte do pagamento do mês seguinte — posteriormente, o valor é descontado direto na folha.

Mósca pediu a suspensão imediata do serviço e afirmou haver instituições financeiras que cobram juros de 5%. Lupi pediu mais informações, a fim de dar início à análise.

O ministro vive um momento de pressão, especialmente com a demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, após uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União contra fraudes no órgão.

Na semana passada, Lupi disse ter “inteira responsabilidade” pela indicação de Stefanutto, que assumiu o posto em julho de 2023.

A investigação mira um esquema de descontos não autorizados nos benefícios de aposentados e pensionistas. O montante descontado desde 2019 chega a 6,3 bilhões de reais, mas ainda não se sabe qual é a fatia fraudulenta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo