Economia
Dinheiro de brasileiros no exterior soma US$ 654,5 bilhões em 2024
A declaração é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas


O dinheiro de brasileiros fora do País somou 654,5 bilhões de dólares em 2024, de acordo com informações de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), divulgadas nesta sexta-feira 25 pelo Banco Central, em Brasília.
A declaração anual é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas residentes no Brasil, com valores, bens, direitos e ativos de qualquer natureza no exterior em valor igual ou superior a 1 milhão de dólares.
No total, 29.068 brasileiros declararam ter esses ativos, na data-base de 31 de dezembro de 2024. Desses, 25.208 são pessoas físicas que possuem 245,4 milhões de dólares no exterior e 3.860 são empresas com 409,1 milhões de dólares em ativos fora do Brasil.
Os investimentos diretos no setor produtivo somam a maior parte dos ativos — 503,9 bilhões de dólares —, seguidos por outros investimentos, como créditos comerciais, empréstimos e moedas (86,5 bilhões de dólares) e investimentos em carteira como ações e títulos de renda fixa (62,8 bilhões de dólares).
Onde está o dinheiro
Na distribuição dos investimentos diretos por países, quando se considera a participação no capital das empresas, 95 bilhões de dólares estão nos Países Baixos, seguido por Ilhas Virgens Britânicas (83,3 bilhões de dólares), Ilhas Cayman (73,2 bilhões de dólares), Bahamas (58,1 bilhões de dólares), Luxemburgo (35,1 bilhões de dólares) e Estados Unidos (20,9 bilhões de dólares).
Olhando para a divisão por setor produtivo, 313,6 bilhões de dólares foram aplicados em empresas de serviços, majoritariamente serviços financeiros e holdings; já 86,9 bilhões de dólares em agricultura, pecuária e extrativismo mineral, com destaque para extração de petróleo e gás natural. Na indústria, 42 bilhões de dólares foram investidos por brasileiros no exterior, em 2024.
Além da declaração anual de CBE, há também a declaração trimestral para brasileiros com ativos acima de 100 milhões de dólares. As informações são para fins estatísticos, para compilação de dados sobre o ativo externo da economia brasileira e a posição do investimento internacional do País.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Vazamento de dados atinge mais de 11 milhões de chaves Pix em sistema do CNJ
Por CartaCapital
PIX Automático: veja como prevenir novos tipos de golpes
Por Do Micro ao Macro
Nobel de Economia elogia o Pix e critica políticas de Trump
Por CartaCapital