Economia
Diário Oficial publica o extrato do empréstimo de R$ 12 bilhões para os Correios
O dinheiro será usado para a reestruturação da estatal
O Ministério das Comunicações publicou neste sábado 27, em edição extra do Diário Oficial da União, o extrato do empréstimo de 12 bilhões de reais para os Correios. O valor foi aprovado pelo Tesouro Nacional no dia 18. O dinheiro será usado para a reestruturação econômico-financeira da estatal.
O valor é inferior ao empréstimo de 20 bilhões de reais negado pelo Tesouro no início do mês. Os credores são Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
O empréstimo tem prazo de pagamento de 15 anos, com três anos de carência e juros equivalentes a 115% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), taxa de referência das operações interbancárias e próxima à taxa básica de juros, a Selic. O percentual ficou abaixo do limite usual de 120% do CDI adotado pelo Tesouro para operações com garantia da União.
Os recursos poderão ser utilizados como financiamento para capital de giro e investimentos estratégicos da estatal. O dinheiro pode ainda ser destinado ao pagamento da comissão de estruturação da operação de crédito, além de outras despesas vinculadas ao plano de reestruturação.
Segundo o Tesouro, a proposta aprovada atende aos critérios de capacidade de pagamento exigidos para empresas estatais que têm plano de reequilíbrio financeiro validado pelas instâncias competentes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
TST determina manutenção de 80% do efetivo dos Correios durante greve
Por CartaCapital
O plano dos Correios para equilibrar as contas e retomar operações
Por CartaCapital
AGU derruba site falso que prometia emprego nos Correios
Por CartaCapital



