Economia
Desemprego segue em 5,6% em setembro e repete a mínima histórica, diz IBGE
O índice foi o mesmo registrado nos trimestres encerrados em julho e agosto
 
         
        Pelo terceiro mês seguido, o desemprego no Brasil repetiu o mínimo da série histórica (iniciada em 2012) e ficou em 5,6%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira 31 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 6 milhões de pessoas desocupadas e 102,4 milhões ocupadas, embora 37,8% da população siga na informalidade.
O cálculo, feito a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, leva em conta a média trimestral. Assim, o índice de 5,6% divulgado nesta sexta-feira, por exemplo, tem como referência os meses de julho, agosto e setembro. No mesmo período de 2024, a taxa de desemprego era de 6,4% (ou seja, 0,8 ponto percentual maior).
A taxa de subutilização é de 13,9%. Apesar do percentual relevante, o índice é o mais baixo da série histórica. São 15,8 milhões de pessoas nessa condição. Além disso, há 2,6 milhões de pessoas desalentadas (ou seja, aquelas que desistiram de conseguir alguma ocupação).
O levantamento apontou, também, que o rendimento médio da população brasileira atualmente é de 3.507 reais mensais. Na comparação com o mesmo período de 2024, houve um aumento de 4% (entre julho e setembro do ano passado, o rendimento médio era de 3.373 reais).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
 
                                            Desemprego em agosto fica em 5,6% e repete mínima histórica, aponta IBGE
Por CartaCapital 
                                            Pesquisa do IBGE registra redução de lares brasileiros em insegurança alimentar; veja os resultados
Por Caio César 
                                             
            



