Economia
Crédito do BNDES para pequenas empresas cresce 53% em 2023
As micro, pequenas e médias empresas receberam 107 bilhões de reais em empréstimos do banco


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social alcançou um crescimento de 44% em aprovação de crédito. O total foi de 218,5 bilhões de reais liberados em 2023.
Quase a metade do valor foi concedida para micro, pequenas e médias empresas, que receberam 107 bilhões de reais. Os dados foram divulgados pela instituição nesta segunda-feira 4.
O resultado representa uma alta de 53% no volume de empréstimos em comparação a 2022, quando os pequenos negócios receberam 70 bilhões de reais do BNDES.
A taxa de inadimplência – de atrasos superiores a 90 dias – caiu 0,12 p.p. na comparação com o fim de 2022, para apenas 0,01%.
Ao todo, o lucro recorrente do 4º trimestre do banco foi de 5,3 bilhões de reais, uma alta de 55% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Já o lucro líquido recorrente foi de 11,9 bilhões de reais em 2023, uma queda de 5% em comparação com o mesmo período de 2022.
De acordo com o BNDES, a queda é resultante da devolução de 45 bilhões de reais ao Tesouro Nacional para amortizar a dívida pública.
A carteira de crédito, por sua vez, somou 515 bilhões de reais, indicando crescimento de 7,4%, enquanto o retorno sobre o patrimônio líquido médio chegou a 15,8%, um crescimento de 4,84 ponto percentual (p.p.) em 12 meses.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que se sabe sobre a operação contra ‘falsos diretores’ do BNDES
Por André Lucena
BNDES amplia restrições e vai negar crédito a clientes ligados a desmatamento ilegal
Por CartaCapital
Lula pede ao Congresso que BNDES voltar a financiar obras no exterior
Por CartaCapital
Em carta a Lula, entidades criticam apoio do BNDES a privatizações do saneamento
Por CartaCapital