CartaExpressa
Consumo de famílias em supermercados aumenta 3% em 2023
Associação Brasileira de Supermercados destacou programas de transferência de renda como fatores para alta


O índice do Consumo dos Lares Brasileiros teve um aumento de 3,09% em 2023, em comparação ao ano anterior, informou a Associação Brasileira de Supermercados, a Abras, nesta quarta-feira 24.
Na comparação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2022, a alta foi de 10,73%.
O levantamento monitora o comportamento de consumidores brasileiros em todos os formatos de varejo alimentar operados pelo setor supermercadista, como lojas de vizinhança, minimercado, supermercado, hipermercado, atacarejo e e-commerce.
Segundo a Abras, a redução na inflação dos alimentos foi um “fator essencial” para o crescimento do consumo das famílias. A entidade também destacou, entre os principais recursos injetados na economia, o reajuste no salário mínimo e os repasses do Bolsa Família e do Auxílio-Gás.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Fazenda vai aguardar decisão do TCU sobre isenção fiscal para pastores, diz Haddad
Por CartaCapital
Haddad recebe evangélicos e diz que buscará entendimento jurídico sobre isenções
Por Victor Ohana