Economia

China irá retomar importação de carne bovina do Brasil, diz ministro da Agricultura

Em fevereiro, o Brasil suspendeu exportação produto após um caso atípico de vaca louca ter sido identificado no Pará

China irá retomar importação de carne bovina do Brasil, diz ministro da Agricultura
China irá retomar importação de carne bovina do Brasil, diz ministro da Agricultura
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, ao lado do chefe da Administração de Aduanas da China, Yu Jianhua. Foto: Ministério da Agricultura/Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD-PR), disse nesta quinta-feira 23 que a China suspendeu a importação de carne bovina produzida no Brasil. Fávaro está na China desde a última segunda-feira 20 e compõe a comitiva brasileira que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país.

Até o momento, o governo chinês ainda não comunicou oficialmente a decisão, embora o chefe da Administração de Aduanas da China, Yu Jianhua, estivesse presente na coletiva em que Fávaro informou o fim do embargo. Além disso, não foi informada uma data exata de retomada das vendas de carne bovina brasileira.

Suspensão

Desde o dia 22 de fevereiro, o governo brasileiro suspendeu a exportação à China por conta própria – o acordo bilateral entre os países estabeleceu o movimento, como “autoembargo”, em 2015 -, depois que um caso de vaca louca foi identificado em Marabá, no estado do Pará. Países Tailândia, Irã, Jordânia e Rússia, alegando o mesmo motivo, suspenderam, total ou parcialmente, a importação.

No início de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou que um laboratório canadense independente realizou um exame que concluiu que o caso no Pará foi atípico, ou seja, surgiu de modo espontâneo e não representou risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano.

Segundo dados da Associação Brasileira de Frigorífico (Abrafrigo), as exportações totais de carne bovina do Brasil movimentaram 13,09 bilhões de dólares em 2022, representando uma alta de 42% em comparação ao ano anterior. A China é o principal destino da carne bovina brasileira: no ano passado, foi responsável por mais da metade das vendas, tanto em preços (60,9%) quanto em volume (53,3%).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo