Casca de banana

Vista só como solução, a mudança implica também incontáveis desafios

Apagão. É na distribuição que se vê os limites do sistema elétrico centenário. A Eletrobras é peça-chave na equação – Imagem: Anderson Nascimento e Redes sociais

Apoie Siga-nos no

Não raro entendida como passaporte para a salvação diante do risco de colapso climático, a transição energética, em especial a do sistema de energia elétrica, precisa ser encarada também como o desafio colossal que é, com efeito transformador profundo na economia, na relação entre os países, na organização da sociedade e no dia a dia das pessoas. Esta poderia ser uma síntese das dezenas de debates realizados por professores do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da UFRJ, sistematizados pelo pesquisador Ronaldo ­Bicalho, coordenador do blog Infopetro, que contém o acervo das discussões.

As dimensões do desafio ficam evidentes no caso exemplar do sistema elétrico brasileiro, a enfrentar uma série de problemas graves, que sobressaem nas inúmeras interrupções de fornecimento nas grandes cidades. Os desastres em série “representam esse momento difícil e traduzem a crise da distribuição de energia elétrica”, sublinha Bicalho. Na geração, há crescente instabilidade no sistema, gerada pela forte entrada das energias renováveis no sistema elétrico brasileiro.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.