Economia

assine e leia

Captação em alta

Crédito sobe na Bolsa e nas cooperativas

Imagem: Cris Faga/Nurphoto/AFP
Apoie Siga-nos no

O mercado de capitais como fonte de captação de recursos por parte das empresas manteve a forte expansão dos últimos quatro anos, informa o Banco Central no Relatório de Estabilidade Financeira do primeiro semestre. A publicação traz uma análise detalhada do Sistema Financeiro Nacional e abrange liquidez, solvência e rentabilidade, entre outros indicadores. No geral, o REF mostra não haver risco relevante para a estabilidade financeira, com as IFs a manter elevados níveis de capital e liquidez. Ressalva, porém, que, apesar da recuperação econômica e da melhora do emprego, os níveis de comprometimento de renda indicam risco maior de inadimplência neste semestre. O BC também apurou que o crédito cooperativo cresceu 23,5% no ano passado, bem acima dos 7% do conjunto do sistema financeiro, e totalizou ativos de 459 bilhões de reais em dezembro de 2021. O estoque de captações também aumentou a taxas maiores que o SFN, totalizando 359 bilhões (23,7% ao ano no SNCC e 6,6% no SFN). Em dezembro de 2021, a carteira de crédito ativa do SNCC chegou a 315 bilhões de reais e manteve-se como o segmento do SFN com maior expansão de crédito (35,9% no ano).

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo