Economia

assine e leia

Capital S/A: Garantias sem burocracia

O Projeto de Lei 4.188, encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional em novembro, “modifica profundamente” o atual arcabouço legal de garantias imobiliárias no Brasil, com impacto em instrumentos tradicionais como a hipoteca e a alienação fiduciária, além de trazer inovações como a criação de um […]

Apoie Siga-nos no

O Projeto de Lei 4.188, encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional em novembro, “modifica profundamente” o atual arcabouço legal de garantias imobiliárias no Brasil, com impacto em instrumentos tradicionais como a hipoteca e a alienação fiduciária, além de trazer inovações como a criação de um serviço de gestão especializada de garantias para agilizar a liberação de crédito, segundo avaliação de Marcos Lopes Prado, do escritório Cescon Barrieu Advogados. Segundo ele, um mesmo imóvel poderá responder por diversas dívidas com múltiplos e subsequentes graus de garantia fiduciária. São novidades as propostas de execução extrajudicial de hipoteca, que poderá ser feita em um cartório, fora do Poder Judiciário, que é muito mais moroso, além da gestora de garantias que poderá definir o montante a ser emprestado pelos bancos e até executar as garantias. O objetivo é “ampliar a oferta e as condições de crédito”, justificou o ministro da Economia, Paulo Guedes. Para Prado, sem dúvida, haverá aumento da segurança jurídica e da eficiência no processo de execução de garantias, agora se isso vai fomentar o crédito e reduzir os juros só o tempo dirá.


Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo