Economia
Caixa volta a liberar contratação de mais de um financiamento imobiliário por pessoa
A opção ficou suspensa por mais de um ano
A Caixa Econômica Federal voltou a permitir que clientes possam contratar mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo usando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Desde novembro de 2024, a possibilidade estava suspensa.
A derrubada da suspensão foi anunciada nesta terça-feira 9. Pela regra anterior, clientes e seus cônjuges ficavam impedidos de solicitar a carta de crédito mais de uma vez. O bloqueio era justificado pelo banco diante da pouca disponibilidade de recursos do SBPE.
Agora, os clientes podem contratar um segundo empréstimo imobiliário pelo banco. A decisão, diz a Caixa, amplia o acesso ao crédito para quem pretende comprar um segundo imóvel, trocar de residência sem se desfazer imediatamente do bem atual ou diversificar investimentos em propriedades.
Segundo o banco público, o SBPE oferece múltiplos financiamentos, cuja correção é feita pela TR, com juros a partir de 10,99% ao ano, com prazo de até 35 anos. Antes, com a trava na solicitação, a opção de mais um financiamento por pessoa era possível somente a imóveis de leilão da própria Caixa, empreendimentos vinculados ao banco e operações atreladas ao CDI, que chegavam a ultrapassar 15% ao ano de taxa de juros.
A mudança anunciada nesta terça integra um pacote de medidas do governo, divulgado em outubro, para facilitar o acesso ao crédito e impulsionar a construção civil.
Entre as ações estão o aumento do limite de financiamento pelo SBPE e pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), a alteração nas regras de compulsórios do BC e a ampliação do uso de recursos do FGTS para imóveis pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



