Economia

Caged: Brasil teve saldo de 232,5 mil empregos formais em agosto

Resultado representa alta de 5,8% na comparação com o mesmo período do ano passado

Caged: Brasil teve saldo de 232,5 mil empregos formais em agosto
Caged: Brasil teve saldo de 232,5 mil empregos formais em agosto
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A economia brasileira teve um saldo de 232,5 mil empregos formais em agosto de 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira 27 pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O montante é resultado da diferença entre as 2,22 milhões contratações e as 1,99 milhão de demissões registradas no mês passado.

Dessa forma, o último mês de agosto foi melhor, em termos de emprego, do que o mesmo mês de 2023, quando o saldo foi de 219 mil vagas com carteira assinada. Em termos percentuais, o resultado desta sexta representa um aumento de 5,8%.

O setor que mais gerou empregos formais no mês passado foi o de serviços, com 118 mil postos. A indústria (51,6 mil) e o comércio (47,7 mil) também contribuíram de modo expressivo para o saldo.

Com os dados consolidados do mês passado, o ano, até agora, vem sendo positivo em termos de criação de empregos formais. No acumulado de 2024, segundo o MTE, o saldo de empregos formais no País é de 1.726.489.

A média salarial dos empregos gerados em agosto foi de 2.156,86 reais. A cifra é 7,54 reais menor do que a média dos novos salários de julho.

Os números ajudam a explicar a queda no desemprego para 6,6% registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta. No trimestre encerrado em agosto, o número de trabalhadores com carteira assinada chegou a 38,6 milhões, o maior da série histórica do IBGE.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo