Economia
Brasil superará apenas África do Sul entre os BRICS em 2013
PIB do País crescerá 3,5%, menos da metade da previsão para a China
O Brasil terá um crescimento maior apenas que o da África do Sul entre os BRICS, grupo de países emergentes composto também por Rússia, Índia e China, em 2013. Segundo previsões do relatório World Economic Outlook (Panorama Econômico Mundial, em tradução livre) do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado nesta quarta-feira 23, o País crescerá 3,5%.
O resultado é suficiente para superar a economia sul-africana (2,8%), mas representa menos da metade da previsão de crescimento da China (8,2%). O número também fica abaixo dos desempenhos esperados para Rússia (3,7%) e Índia (5,9%).
Com a recuperação da economia brasileira ainda abaixo esperado, apesar dos incentivos do governo federal, como a redução de impostos para o setor automobilístico e da chamada linha branca, o mercado espera um anúncio oficial de crescimento de apenas 1% para o Brasil neste ano. A China cresceu 7,8%.
O relatório ainda aponta que a economia global vai avançar 3,5% em 2013, contra os 3,2% do último ano, com forte impulso dos emergentes e dos EUA. O primeiro grupo crescerá 5,5% e o PIB norte-americano, 2%. A Zona do Euro, por outro lado, deve encolher 0,2% devido a “significantes” riscos de uma piora na região.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



