Economia
Brasil retoma exportações de carne de frango para a Malásia
As vendas estavam suspensas desde maio por causa da gripe aviária
A Malásia anunciou, nesta sexta-feira 24, a retomada da importação de carne de frango brasileira, que estava suspensa desde maio por causa das medidas sanitárias relacionadas à influenza aviária.
O anúncio foi feito em reunião do ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o ministro de Agricultura e Segurança Alimentar da Malásia, Mohamad Sabu.
O Ministério da Agricultura também anunciou a autorização de importação pela Malásia de novos produtos brasileiros: pescados extrativos e de cultivo, gergelim, melão e maçã, além de formalizar a abertura do mercado para ovos em pó.
A reunião integra a missão liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que realiza visitas oficiais ao Sudeste Asiático.
Em 2024, o comércio bilateral entre Brasil e Malásia alcançou 487,2 milhões de dólares, sendo 346,4 milhões em exportações brasileiras e 140,9 milhões em importações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



