Economia

Brasil minimiza devolução de frango com salmonela pelo Reino Unido

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, rejeitou a possibilidade de um impacto na produção do País

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, confirmou nesta quarta-feira 3 que o Reino Unido devolveu cerca de 1.400 toneladas de frango contaminado com salmonela, mas rejeitou a possibilidade de um impacto na produção do País, o maior exportador mundial desta carne.

“O Brasil exporta mensalmente 337.000 toneladas de frango e foram 1.400 toneladas em um ano e meio, esses 17 contêineres que foram devolvidos, então isso é mínimo”, afirmou a ministra em coletiva de imprensa em Brasília.

O carregamento devolvido foi parte das exportações realizadas entre maio de 2017 e dezembro de 2018.

 

A ministra detalhou que 16 contêineres estavam contaminados com salmonela e um teve um problema com o sistema de resfriamento, e por isso a carne de frango não chegou com a temperatura adequada.

“Isso acontece porque o frango brasileiro é fiscalizado contêiner a contêiner (…) Isso acontece com qualquer país do mundo”, acrescentou.

A imprensa brasileira reportou sobre a devolução deste carregamento e sua revenda no mercado interno, citando um artigo publicado no jornal inglês The Guardian.

O artigo indica que parte do frango contaminado foi exportado pela JBS e pela BRF, duas empresas envolvidas em 2017 na Operação Carne Fraca, que revelou o pagamento de propinas a inspetores de frigoríficos para autorizar a venda de produtos estragados ou vencidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo