Economia
Brasil bate recorde de turistas internacionais em 2024
O país recebeu 6,6 milhões de visitantes estrangeiros, maior número da série histórica, iniciada em 1970


O ano de 2024 marcou o recorde de turistas estrangeiros visitando o Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo. Foram mais de 6,621 milhões de viajantes de outros países que vieram ao país neste ano, superando levemente a maior marca anterior, de 2018.
Os dados foram celebrados pelo Ministério, que destacou que o número de visitantes superou os registrados em 2014 e 2016 (quando o país recebeu a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, respectivamente).
O governo trabalha para que o país supere o número de 8 milhões de visitantes estrangeiros anuais até 2027. Na conta estão visitantes que vêm ao país para viagens de lazer ou negócios.
Os levantamentos sobre o número de estrangeiros visitando o país começaram a ser realizados em 1970 e os números vinham subindo gradativamente até o recorde em 2018. A pandemia de Covid-19 interrompeu a sequência (em 2021, por exemplo, foram apenas 745 visitantes estrangeiros). Com o fim das restrições, o número de visitantes voltou a subir ano a ano.
“O setor tem mostrado toda sua capacidade e força para receber esses turistas que escolheram nossos destinos ao longo do ano e, com o apoio do Governo Federal, temos apostado em um trabalho de valorização cultural e promoção internacional da nossa imagem lá fora”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Celso Sabino é eleito presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo
Por Agência Brasil
Governo Lula adiará a retomada de vistos para turistas de EUA, Canadá e Austrália
Por Wendal Carmo