Economia

Brasil bate recorde de turistas internacionais em 2024

O país recebeu 6,6 milhões de visitantes estrangeiros, maior número da série histórica, iniciada em 1970

Brasil bate recorde de turistas internacionais em 2024
Brasil bate recorde de turistas internacionais em 2024
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ano de 2024 marcou o recorde de turistas estrangeiros visitando o Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo. Foram mais de 6,621 milhões de viajantes de outros países que vieram ao país neste ano, superando levemente a maior marca anterior, de 2018.

Os dados foram celebrados pelo Ministério, que destacou que o número de visitantes superou os registrados em 2014 e 2016 (quando o país recebeu a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, respectivamente).

O governo trabalha para que o país supere o número de 8 milhões de visitantes estrangeiros anuais até 2027. Na conta estão visitantes que vêm ao país para viagens de lazer ou negócios.

Os levantamentos sobre o número de estrangeiros visitando o país começaram a ser realizados em 1970 e os números vinham subindo gradativamente até o recorde em 2018. A pandemia de Covid-19 interrompeu a sequência (em 2021, por exemplo, foram apenas 745 visitantes estrangeiros). Com o fim das restrições, o número de visitantes voltou a subir ano a ano.

“O setor tem mostrado toda sua capacidade e força para receber esses turistas que escolheram nossos destinos ao longo do ano e, com o apoio do Governo Federal, temos apostado em um trabalho de valorização cultural e promoção internacional da nossa imagem lá fora”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo