Economia
Banco Central informa vazamento de dados das chaves PIX da 99Pay
Informações seriam referentes a dados cadastrais e não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas


O Banco Central informou, nesta quarta-feira 10, a ocorrência de um incidente de segurança envolvendo dados pessoais das chaves PIX da 99Pay Instituição de Pagamentos S.A.
Segundo a autoridade monetária, falhas pontuais no sistema de segurança da instituição permitira o acesso aos dados cadastrais dos clientes. A 99Pay é vinculada à empresa de aplicativo de transporte 99.
“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, afirmou.
Ainda de acordo com o comunicado do BC, os usuários que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificados.
A instituição monetária informou também que foram adotadas todas as ações necessárias para uma apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionados previstas na regulação vigente.
“Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, conclui o comunicado.
Em nota, a 99Pay afirma que as falhas que permitiram o acesso aos dados dos usuários já foram sanados.
“A 99Pay informa que, lamentavelmente, dados associados a um número reduzido de chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança, já sanado. Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo. A empresa já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio. As demais pessoas que tiveram seus dados acessados, devido ao incidente, serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo, email ou pelo internet banking da sua própria instituição financeira. A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.