Economia
Banco central dos EUA anuncia redução nas taxas de juros
O Fed cortou os índices para a banda 4%-4,25% e prevê outras duas quedas em 2025


O Federal Reserve (Fed, banco central americano) reduziu suas taxas básicas de juros, nesta quarta-feira 17, em um quarto de ponto percentual pela primeira vez neste ano, conforme o esperado pelo mercado, devido a um mercado de trabalho mais fraco.
O Fed reduziu suas taxas básicas de juros para a banda 4%-4,25% e prevê outros dois cortes adicionais para 2025.
Apenas o novo governador do Fed, Stephen Miran, cuja nomeação foi impulsionada pelo presidente Donald Trump – crítico ao banco central -, votou contra a decisão e buscou uma redução maior dos juros.
O comitê monetário do Fed também se mostrou mais otimista sobre o crescimento da economia americana, com uma previsão de 1,6% para este ano, frente ao 1,4% projetado em junho.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.