Economia

Alckmin projeta que corte de gastos pode sair nas próximas horas

Segundo o vice-presidente, o País cumprirá com rigor o arcabouço fiscal

Alckmin projeta que corte de gastos pode sair nas próximas horas
Alckmin projeta que corte de gastos pode sair nas próximas horas
O vice-presidente Geraldo Alckmin. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou, nesta quarta-feira 27, que o governo pode anunciar nas próximas horas o pacote de corte de gastos. Segundo ele, o País cumprirá com rigor as regras fiscais.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), pode apresentar ainda nesta quarta as medidas aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Ainda não há, contudo, uma confirmação.

“Deveremos ter nos próximos dias, próximas horas, as medidas todas de ajuste fiscal, fazendo cumprimento rigoroso do arcabouço fiscal”, disse o vice-presidente, também ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. “O mundo inteiro se endividou por conta da Covid. Há de se fazer um esforço grande e o Brasil vai cumprir rigorosamente esse arcabouço fiscal.”

Alckmin proferiu as declarações durante o Encontro Nacional da Indústria, em Brasília, do qual o presidente Lula (PT) também participou.

O governo analisa há semanas os itens que farão parte de um conjunto de ações para fortalecer o arcabouço, a regra aprovada em 2023 pelo Legislativo para substituir o teto de gastos de Michel Temer (MDB).

Entre as ações em debate estão restringir o aumento do salário mínimo — atrelando o reajuste às amarras do arcabouço —, alterar as regras de aposentadoria de militares e rever as regras do seguro-desemprego.

A projeção inicial é que o plano gere uma economia de 25 bilhões a 30 bilhões de reais em 2025 e de 40 bilhões em 2026.

Na última segunda-feira 25, Haddad reforçou que as medidas se dividirão entre uma proposta de emenda à Constituição e um projeto de lei complementar. Ele disse ter esperança de ver o Congresso Nacional aprovar ainda neste ano o pacote.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo