A verdade restituída

Com base em números oficiais, livro rebate as mentiras sobre a atuação do PT na economia

Foto: Secretaria da Habitação/GOVSP e Agência Petrobras

Apoie Siga-nos no

No mundo paralelo das fake news bolsonaristas, nenhuma vertente parece contar com tanto respaldo acadêmico e da mídia quanto a economia. Isso vale para a maior das inverdades sobre esse assunto, disseminada desde antes da campanha eleitoral, a de que o Partido dos Trabalhadores quebrou o Brasil. Esse é o tema do livro Crescer e Distribuir É Possível. Confrontando as Críticas à Política Econômica dos Governos Petistas, lançado no mês passado pela Fundação Perseu ­Abramo. Escrito pelos economistas Eduardo ­Fagnani e Guilherme Mello, professores da Unicamp, e Gerson Gomes, do Centro de Altos Estudos do Brasil para o Século 21, a publicação, disponível gratuitamente no site da FPA, busca mostrar em 125 páginas, com uso de números oficiais, que as principais críticas em relação à condução da economia sob o comando petista não correspondem aos fatos.

O livro justifica-se, segundo os autores, porque a narrativa mentirosa sobre o suposto desencaminhamento da economia pelo PT cumpriu papel importante no processo de criminalização da esquerda e do partido, bem como no processo que resultou no golpe contra Dilma Rousseff e no afastamento de Lula das eleições de 2018. As fake news econômicas foram um instrumento eficaz para a criação do sentimento antipetista e na restauração do neoliberalismo no Brasil, salientam os economistas.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.