Economia

assine e leia

A surpresa do BC

Campos Neto agora se diz espantado com a inflação recorde registrada em março

A surpresa do BC
A surpresa do BC
Imagem: Rafael Ribeiro/BCB
Apoie Siga-nos no

Depois de repetir à exaustão que o pico da inflação seria em abril, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, surpreendeu o mercado, no início da semana, ao declarar ter ficado surpreso com a inflação de 1,62% em março – a maior para esse mês em 20 anos. O mercado reagiu: os juros dos contratos futuros de Depósito Interbancário fecharam o dia em alta, com os agentes de mercado precificando a Selic acima de 12,75%, devendo chegar a 13,25% no fim deste ano.

O presidente do BC, em palestra ­virtual, disse que a valorização do real ante o dólar no primeiro trimestre ajudou a segurar a inflação, mas não muito, principalmente em relação aos combustíveis. Argumentou ainda que a retomada das atividades com a atenuação da pandemia mostrou que, diferentemente do que dizem os críticos do BC, a inflação não é de oferta, por causa dos gargalos no suprimento de insumos, e sim de demanda.

Para a Faria Lima – que a greve dos funcionários do BC deixou às escuras pela falta de estatísticas e relatórios –, a próxima reunião do Comitê de Política Monetária não encerrará o ciclo de alta da Selic, como Campos Neto vinha comunicando.

Imagem: Willian Malloney/Milken Institut


DÓLAR CAI E VAI PARA FORA

Imagem: iStockphoto

A queda do dólar abaixo de 5 reais no primeiro trimestre fez crescer em 16,8% as remessas da moeda norte-americana para fora do País, apurou a plataforma digital de transferências internacionais Remessa ­Online. No mês passado, as remessas para contas de investimento saltaram 28,9%, o envio de contas correntes da mesma titularidade, por sua vez, cresceu 15,6%, e as operações para manutenção de terceiros no exterior avançaram 13,4%.


APOSTA BILIONÁRIA EM ENERGIA SOLAR

Imagem: Mateus Pereira/GOVBA

O Sicredi financiou 22 mil novas unidades de geração fotovoltaica no Rio Grande do Sul, no valor de 1 bilhão de reais, em 2021, ou 59,49% a mais que os 627 milhões de 2020. No total, foram instaladas no estado 56 mil novas unidades de energia fotovoltaica no ano passado.


COELHINHO DE 6,6 BILHÕES

Uma projeção da Neotrust, que monitora 85% do ­e-commerce brasileiro, aponta que as vendas, pela internet, de itens da Páscoa, como bombons, chocolates e ovos, devem crescer 10% este ano, em relação a 2021, chegando a 6,6 bilhões de reais. No ano passado, só as vendas de ovos de Páscoa, chocolates e bombons saltaram 87%, ante 2020, somando 81,9 milhões.


O DRAGÃO SOCORRE A BOLSA

A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China anunciou medidas para estabilizar o mercado de capitais local, com financiamento a empresas de áreas atingidas pelo novo surto de Covid-19 e pedindo aos acionistas de companhias mistas que comprem ações subvalorizadas. Em comunicado, o órgão anunciou que tomará medidas para incentivar investidores de longo prazo a aplicar mais em ações e aos grandes acionistas a aumentar sua participação quando as cotações caem, a fim de estabilizar as Bolsas chinesas.

PUBLICADO NA EDIÇÃO Nº 1204 DE CARTACAPITAL, EM 20 DE ABRIL DE 2022.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título “A surpresa do BC”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo