Economia

assine e leia

A raspa do tacho

O governo exaure a empresa para beneficiar investidores. Recolocar a petroleira a serviço do País será o maior desafio de Lula

Foto: Agência Petrobras
Apoie Siga-nos no

Escândalo mundial e parte de um golpe econômico em curso, a distribuição recorde de dividendos da Petrobras escancara a importância e a urgência de reconverter a empresa, hoje uma máquina registradora voltada ao enriquecimento dos acionistas privados, grande parte estrangeiros, em um motor potente a serviço do interesse público e do crescimento do País, mostram dados e análises sobre o assunto. A empresa anunciou na quinta-feira 3 a distribuição de mais 43,7 bilhões de reais a acionistas, em duas parcelas, em dezembro e janeiro, totalizando, nos nove primeiros meses, 180 bilhões, acima do lucro líquido total do período, de 145 bilhões, destaca a Federação Única de Petroleiros.

Na quinta-feira 3, o senador Jean-Paul Prates, do PT, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, cotado para assumir a presidência da empresa a partir de janeiro, mas não uma unanimidade na equipe de transição, entrou na Justiça Federal contra a distribuição de dividendos. A ação, assinada pelos demais integrantes da frente, denuncia a política de proventos aos acionistas como altamente prejudicial à companhia e ao País.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo