Com 66.132.670 consumidores no vermelho, abril registrou o recorde de inadimplentes da série histórica da Serasa Experian, iniciada em 2016, com um endividamento total de 271,6 bilhões de reais, ou 12% do PIB. A maior parte (28,1%) corresponde a dívidas com bancos e cartões. Contas básicas como água, luz e gás representam 22,9%. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento da inadimplência no decorrer de 2022 era uma consequência esperada ante a crise econômica. Rabi também destacou a importância do Cadastro Positivo para os consumidores obterem melhores condições de crédito. Estudo da empresa mostra que a base de dados para análise de crédito já beneficiou 22,1 milhões de consumidores (14% da população adulta) com condições de crédito mais vantajosas. O levantamento mostrou que esses 22,1 milhões de consumidores possuíam o Serasa Score abaixo de 500 e, por isso, poderiam não ser aprovados em análises de concessão feitas pelo mercado de financiamento e empréstimos. Acontece que essa pontuação baixa era resultado não de calotes, mas da insuficiência de informações que os emprestadores detinham sobre os possíveis tomadores de crédito, o que foi resolvido pelo Cadastro Positivo.
A conta não fecha
A inadimplência alcança 12% do PIB
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