Do Micro Ao Macro
Vendas no Dia dos Pais devem recuar em 2024, diz estudo
Estudo da FIA Business School revela queda de quase 20% nas intenções de compra para o Dia dos Pais deste ano


Um levantamento do IBEVAR – FIA Business School indica uma redução significativa nas disposições de compra para o Dia dos Pais em 2024.
Comparado a 2023, o indicador de compra diminuiu quase 20%.
Após um aumento em 2021, pós-pandemia, e uma estabilidade em 2022, as vendas para este ano parecem menos promissoras.
Categorias afetadas
O estudo avaliou seis categorias: alimentos e bebidas, experiências, vestuário e acessórios, cuidados pessoais, eletrônicos e livros/entretenimento.
Observou-se queda nos quatro primeiros setores e estabilidade, com leve baixa, nos dois últimos.
Mudanças de tendência
Desde 2017, há uma mudança em direção a experiências, bem-estar e reconhecimento por premiação. A recuperação pós-pandemia é clara, mas a projeção de queda em 2024 sugere a necessidade de estratégias adaptáveis.
Estratégias para varejistas
Para varejistas, será importante incorporar personalização, hibridização e promoções focadas em valor nos setores tradicionais como alimentos e bebidas.
Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR, comenta: “O sucesso dependerá da compreensão das necessidades dos consumidores e da entrega de produtos e experiências que ressoem emocionalmente, fornecendo uma clara proposta de valor. Agilidade na gestão de estoque, parcerias e marketing serão cruciais”.
Fundado em 2009, o IBEVAR é referência em pesquisas e conteúdo sobre varejo e consumo no Brasil. Com mais de 19 mil associados, promove a capacitação de profissionais do setor através de pesquisas periódicas, projeções de vendas e debates relevantes.
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