Do Micro Ao Macro
Veja sete dicas para melhorar sua comunicação com o cliente
Trabalhar a comunicação é uma prática que deve ser explorada para potencializar a interatividade entre empresa e consumidor


A discussão sobre a importância da experiência do consumidor deixou de ser uma tendência e se tornou uma exigência para empresas que buscam se destacar no mercado. A experiência do cliente é agora um diferencial competitivo que precisa ser explorado de maneira eficiente, com o atendimento ao cliente como um dos pilares desse processo.
De acordo com uma pesquisa da Walker, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência de compra superior. Além disso, um levantamento da Accenture aponta que 66% das pessoas consideram trocar de marca devido a um atendimento insatisfatório. Esses dados destacam a importância de investir em mecanismos para otimizar a interação com o cliente.
Veja abaixo as dicas do especialista em varejo e negócios, Fernando Lauria, que também é CEO da Pricefy, empresa de tecnologia para melhorar a comunicação em lojas.
Como melhorar a comunicação no varejo:
Adotar visual merchandising:
Embora alguns considerem essa prática apenas estética, ela é vital para proporcionar uma boa experiência de compra. Começar pela vitrine, organizando produtos de forma a chamar atenção e comunicar o posicionamento da marca desde a entrada da loja, é essencial.
Escolher bons materiais de PDV:
Faixas de gôndola, cartazes e ilhas de produtos promocionais ajudam a loja a se comunicar com o cliente. Porém, é importante usar esses materiais estrategicamente. “Caso a sua loja fique lotada de materiais, a comunicação com o cliente será prejudicada”, alerta o artigo. Utilizar gatilhos mentais para criar urgência, como “Não perca” e “Compre agora mesmo”, pode ser eficaz.
Usar redes sociais para atrair clientes:
O Brasil tem 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, correspondendo a 79,9% da população. Investir em um planejamento para gestão de redes sociais, considerando o perfil do público-alvo e os canais mais adequados, pode atrair clientes potenciais para o estabelecimento.
Utilizar estratégias de comunicação geolocalizada:
O marketing por geolocalização utiliza a localização do cliente para direcionar anúncios. Essa prática acompanha a mobilidade do público e seus comportamentos, melhorando a experiência do cliente e estreitando o relacionamento com a marca.
Implementar pesquisas de satisfação:
As pesquisas de satisfação são aliadas importantes para a gestão do atendimento. Elas permitem medir a qualidade da interação com o consumidor e identificar pontos de melhoria. “Essa troca com o cliente é muito valiosa”, destaca o artigo.
Investir em ações no pós-venda:
O pós-venda visa fortalecer o relacionamento com o cliente e desenvolver novas perspectivas comerciais. Essa etapa é crucial para a retenção e fidelização, incentivando o cliente a retornar e permanecer fiel à marca.
Ficar atento ao tom de voz da marca:
Definir o tom de voz da marca é vital para estabelecer uma comunicação eficaz no varejo. O tom de voz revela a personalidade da empresa e ajuda a construir conexões com os consumidores. “Se o gestor se comunica com o consumidor em um nível mais pessoal, é possível aumentar o engajamento”, afirma o artigo.
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