Do Micro Ao Macro

Varejo: Veja 14 dicas práticas sobre como se organizar para vender melhor

O sucesso de uma empresa de varejo depende muito das vendas, e para que sejam boas, são vários cuidados que devem ser tomados

Varejo: Veja 14 dicas práticas sobre como se organizar para vender melhor
Varejo: Veja 14 dicas práticas sobre como se organizar para vender melhor
Para alcançar bons resultados, empresários precisam adotar uma série de práticas além de apenas oferecer preços competitivos ou ter uma boa localização
Apoie Siga-nos no

O sucesso de uma empresa de varejo está diretamente ligado às vendas. Para alcançar bons resultados, empresários precisam adotar uma série de práticas além de apenas oferecer preços competitivos ou ter uma boa localização. Muitos estabelecimentos acreditam que esses fatores são suficientes, negligenciando outros aspectos importantes.

O perfil do consumidor mudou e se tornou mais exigente. A experiência de compra dentro de um estabelecimento é um fator determinante para o sucesso, o que inclui a organização dos produtos e a padronização na exposição dos itens.

Ângelo Vieira, diretor de comunicação e operações da Farmarcas, destaca que a desorganização de produtos, falhas na comunicação e atendimento inadequado impactam diretamente nas vendas. “Já entrei em estabelecimentos bem localizados com propostas interessantes, mas me deparei com produtos desorganizados e comunicação ineficaz”, comenta.

Vieira ressaltou que a exposição e organização adequada dos produtos são essenciais para conquistar e fidelizar consumidores. Ele aponta que a disposição dos itens e o conhecimento das legislações específicas de cada tipo de estabelecimento são aspectos que não podem ser ignorados.

Dicas para aumentar as vendas:

Posicionamento estratégico de produtos: Itens que atraem consumidores devem ser colocados no final dos corredores, estimulando a circulação pela loja.

Visibilidade de embalagens e preços: Expor produtos de forma padronizada, com embalagens voltadas para o cliente e preços posicionados corretamente.

Organização por demanda: Agrupar subcategorias e sabores em ordem de demanda, posicionando embalagens menores à altura do quadril e maiores nos expositores mais baixos.

Agrupamento de produtos por categoria: Manter itens da mesma categoria juntos para facilitar a escolha do consumidor.

Exposição de produtos de alto giro: Destacar produtos de alta rotatividade para incentivar a compra, evitando colocá-los em locais de difícil acesso.

Sinalização eficiente: Garantir que a sinalização seja clara para facilitar a localização dos produtos pelos consumidores e treinar a equipe para orientar corretamente.

Manter estoque suficiente: Evitar deixar apenas uma embalagem de cada produto exposto para não dar a impressão de que o item está acabando ou saindo de linha.

Promoções moderadas: Evitar excessos de ilhas promocionais, focando em ações objetivas e bem planejadas para não confundir os consumidores.

Precificação clara: As promoções devem ter preços visíveis e informações completas para os consumidores.

Limpeza e higiene: Manter embalagens, mobiliário, balcões e chão limpos para garantir um ambiente agradável.

Escolha dos produtos para ponta de gôndola e vitrines: Utilizar esses espaços para lançamentos e ofertas sazonais.

Iluminação adequada: Instalar luminárias que valorizem a exposição dos produtos e melhorem a experiência de compra.

Treinamento da equipe: Capacitar colaboradores para manter a organização e abastecimento da loja, garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis.

Motivação: Investir em uma equipe motivada e bem preparada é tão importante quanto as estratégias de preços para garantir o sucesso do negócio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo