Do Micro Ao Macro

Varejo precisa do WhatsApp para vender mais e se conectar com clientes

Uso do aplicativo impulsiona vendas, melhora atendimento e aproxima empresas de consumidores

Varejo precisa do WhatsApp para vender mais e se conectar com clientes
Varejo precisa do WhatsApp para vender mais e se conectar com clientes
WhatsApp é o principal canal de comunicação de pequenas empresas
Apoie Siga-nos no

O WhatsApp se tornou um canal relevante para vendas no Brasil. Em 2023, foi a plataforma mais acessada pelos brasileiros, segundo dados da We Are Social. No país, 93,4% dos usuários de Internet entre 16 e 64 anos utilizam o aplicativo. Isso representa 169 milhões de pessoas.

Além da troca de mensagens, o aplicativo se consolidou como ferramenta comercial. Segundo levantamento da Opinion Box, 79% dos brasileiros já entraram em contato com empresas pelo WhatsApp. Os principais motivos foram tirar dúvidas (77%) e pedir suporte técnico (67%). Além disso, 66% contrataram um serviço e 62% realizaram compras diretamente pelo aplicativo.

Presença no WhatsApp aproxima empresas dos clientes

Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP, destaca que a ferramenta possibilita uma comunicação direta e rápida entre empresas e consumidores.

“As empresas precisam estar onde seus clientes estão. O WhatsApp facilita essa aproximação e melhora a experiência de compra”, afirma.

A plataforma também oferece recursos que impulsionam as vendas. O executivo lista quatro estratégias para aproveitar melhor o aplicativo.

Promoções exclusivas

A função “canais” pode ser usada para divulgar cupons, promoções relâmpago e condições especiais para um grupo selecionado de clientes.

Essa estratégia aumenta a fidelização e incentiva compras recorrentes.

Lembretes estratégicos

Mensagens no WhatsApp têm alta taxa de abertura. Segundo a Meta, esse número chega a 98%.

As empresas podem usar esse canal para lembrar clientes sobre reposição de produtos, vencimento de prazos e promoções com contagem regressiva.

Automação para melhorar atendimento

O uso de chatbots integrados ao WhatsApp Business agiliza o atendimento ao consumidor.

Essa tecnologia responde dúvidas frequentes, coleta informações iniciais e encaminha clientes para atendentes humanos quando necessário.

“A Total IP oferece essa automação por meio do Robô Chat, que permite configurar o atendimento com poucos comandos”, explica Mencaci.

Monitoramento do desempenho das vendas

Acompanhar métricas do atendimento e das vendas é um passo importante para ajustar estratégias comerciais.

“Com a ferramenta de Gestão do WhatsApp Corporativo, o gestor pode visualizar todas as interações da equipe, gravar conversas e gerar relatórios para análise”, diz o executivo.

Mencaci ressalta que integrar o WhatsApp a outros softwares facilita a gestão do atendimento e pode melhorar o desempenho comercial.

“Empresas que enxergam o WhatsApp como um canal de vendas, e não só de mensagens, conseguem ampliar sua presença no mercado”, conclui.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo