Do Micro Ao Macro

Varejo cresce e setor de serviços avança em fevereiro, aponta índice IGet

Indicador mostra retomada da atividade após queda no início do ano

Varejo cresce e setor de serviços avança em fevereiro, aponta índice IGet
Varejo cresce e setor de serviços avança em fevereiro, aponta índice IGet
Para alcançar bons resultados, empresários precisam adotar uma série de práticas além de apenas oferecer preços competitivos ou ter uma boa localização
Apoie Siga-nos no

O IGet, índice desenvolvido pelo departamento econômico do Santander em parceria com a Getnet, apontou crescimento no varejo e no setor de serviços em fevereiro de 2025.

Após um início de ano com retração, a atividade econômica demonstrou sinais de recuperação.

Crescimento nos serviços e recuperação no varejo

O IGet Serviços registrou alta de 2,4% em fevereiro na comparação com janeiro, revertendo a estabilidade do mês anterior.

No entanto, no comparativo anual, houve uma leve queda de 0,5%.

O setor de alojamento e alimentação teve redução de 0,7%, marcando a terceira queda consecutiva. Já os demais serviços avançaram 1,3%.

No comércio, o IGet Varejo Ampliado, que inclui automóveis e materiais de construção, cresceu 1,3% no mês, após retração de 0,8% em janeiro.

Na comparação anual, o crescimento foi de 5,2%.

O IGet Varejo Restrito, que exclui veículos e materiais de construção, avançou 2,1% no mês e 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segmentos que mais cresceram

No varejo restrito, o único segmento com desempenho negativo foi o de vestuário, com queda de 0,8%.

Por outro lado, destacaram-se os setores de:

  • Outros bens de uso pessoal: +10,4%
  • Móveis e eletrodomésticos: +8,0%
  • Artigos farmacêuticos: +2,5%

No varejo ampliado, o segmento de automóveis, partes e peças cresceu 3,3%, enquanto os materiais de construção ficaram praticamente estáveis, com variação de 0,1%.

Perspectivas para a economia

Fabio Coelho, Vice-Presidente de Finanças da Getnet, avalia que o comportamento do varejo e dos serviços em fevereiro reflete uma retomada econômica.

“Os dados mostram uma recuperação após os resultados fracos do início do ano, indicando resiliência da atividade. Ainda assim, é essencial monitorar os impactos das recentes altas das taxas de juros sobre o consumo”, explica.

Metodologia do índice IGet

O IGet utiliza dados de transações do mercado de adquirência nacional para acompanhar a atividade econômica no varejo e nos serviços prestados às famílias.

A análise considera receitas de uma amostra de estabelecimentos que utilizam a Getnet como meio de pagamento de forma recorrente.

A amostra contém dados anonimizados de empresas de diferentes portes e regiões, tornando o índice um termômetro relevante para esses segmentos no Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo