Do Micro Ao Macro

Turismo interno avança e abre espaço para novos negócios no Brasil

Setor movimentou R$ 89,5 bilhões em 2024, gerou mais de 3,5 milhões de empregos diretos e ganha reforço com plano nacional

Turismo interno avança e abre espaço para novos negócios no Brasil
Turismo interno avança e abre espaço para novos negócios no Brasil
Panorama. O turismo de luxo avança sobre as comunidades tradicionais de Paraty – Imagem: Srta.BBG/Paraty
Apoie Siga-nos no

O turismo doméstico movimentou R$ 89,5 bilhões em 2024, segundo o Ministério do Turismo. O resultado representou crescimento de 8,1% sobre o ano anterior. A retomada do setor após a pandemia consolidou viagens nacionais como um dos principais motores da economia.

O setor já soma mais de 3,5 milhões de empregos diretos, de acordo com dados oficiais. Esse número é 7,9% superior ao registrado antes da crise sanitária. A expansão abre espaço para capacitação, empreendedorismo local e novos negócios em serviços turísticos.

O Plano Nacional de Turismo 2024-2027 tem como meta ampliar de 312 para 400 os municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. A inclusão garante maior acesso a recursos federais, investimentos em infraestrutura e visibilidade para diferentes regiões. A medida cria oportunidades para que tradições culturais e regionais se tornem negócios.

A tecnologia influencia diretamente a escolha de destinos. Estudo da Offerwise mostra que um em cada três brasileiros consulta redes sociais antes de viajar. O Instagram aparece como a principal fonte de informações de turismo no país.

Apesar do avanço, a falta de acessibilidade em várias cidades ainda limita a inclusão de pessoas com deficiência. Eventos como a tragédia no Rio Grande do Sul também expõem vulnerabilidades diante de catástrofes naturais. Por outro lado, a resposta conjunta entre setor público e privado demonstrou capacidade de recuperação.

“Vejo esse momento como um convite ao empreendedorismo. Quem investir em inovação, qualificação e atendimento consultivo estará preparado para um novo perfil de viajante”, afirmou o fundador e CEO da TZ Viagens.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo