Do Micro Ao Macro

Três em cada dez PMEs planejam crescer, revela estudo da Serasa Experian

Pesquisa identifica quatro perfis de empreendedores com base em suas estratégias e características financeiras

Três em cada dez PMEs planejam crescer, revela estudo da Serasa Experian
Três em cada dez PMEs planejam crescer, revela estudo da Serasa Experian
Foto: Arquivo
Apoie Siga-nos no

Um levantamento da Serasa Experian mapeou o perfil das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras, revelando como elas estão estruturadas e se preparam para o futuro.

Foram ouvidos representantes de PMEs de várias regiões do país, utilizando um modelo de segmentação que gerou quatro perfis principais: “Quero ser Grande”, “Caminho Estável”, “Batalha Diária” e “Liderança Inovadora”.

Distribuição e resultados financeiros por perfil

A pesquisa mostrou que 56% das PMEs possuem reservas para imprevistos. Nas empresas classificadas como “Liderança Inovadora”, esse número sobe para 72%. Nos perfis “Quero ser Grande” e “Caminho Estável”, 60% e 58%, respectivamente, mantêm reservas, enquanto 56% das empresas no perfil “Batalha Diária” não têm economias guardadas.

Em relação à lucratividade, 72% das PMEs afirmaram operar com lucro, mesmo enfrentando dificuldades com recursos limitados. O destaque vai para o perfil “Liderança Inovadora”, onde 89% das empresas são lucrativas. Nos grupos “Quero ser Grande” e “Caminho Estável”, 72% e 75% reportaram lucro. Já no perfil “Batalha Diária”, 43% das empresas estão no vermelho ou operam com equilíbrio financeiro.

Quero ser Grande

Representando 31% das PMEs, este grupo é formado por empresas em conformidade com suas obrigações e com planos claros de expansão. Desse total, 72% registram lucro e 60% possuem reservas financeiras. A escassez de recursos financeiros, humanos e de tempo é menos sentida aqui: 44%, 46% e 53%, respectivamente, afirmam que esses fatores não são grandes problemas.

Quanto ao porte, 41% são microempresas, 33% médias, 14% são empreendedores individuais e 12% de pequeno porte. Em relação ao setor, 70% atuam em serviços, 18% no comércio varejista, 9% na indústria e 3% no comércio atacadista.

Caminho Estável

Com 25% das PMEs, este grupo prioriza manter os resultados sem planos agressivos de expansão. Aqui, 75% são lucrativas e 58% têm reservas financeiras. O desafio com recursos financeiros e humanos é mais presente, afetando 42% das empresas em cada aspecto, mas o tempo não é uma questão crítica para 41%.

Em termos de porte, 47% são microempresas, 24% médias, 16% pequenas e 14% empreendedores individuais. No segmento, 63% atuam em serviços, 22% no comércio varejista, 13% na indústria e 2% no comércio atacadista.

Batalha Diária

Com 22% das PMEs, este perfil enfrenta grandes dificuldades para se manter. Apenas 49% das empresas são lucrativas e 56% não têm reservas financeiras. A falta de recursos financeiros e humanos é uma realidade para 52% e 47% das empresas, respectivamente.

No porte, 37% são médias, 31% microempresas, 25% empreendedores individuais e 7% pequenas empresas. Já no setor, 71% estão em serviços, 18% no comércio varejista, 6% na indústria e 5% no comércio atacadista.

Liderança Inovadora

Também com 22%, essas empresas se destacam pela segurança financeira e foco em inovação. Entre elas, 89% são lucrativas e 72% têm reservas para imprevistos. Recursos financeiros e de tempo são mais acessíveis para 43%, enquanto 36% afirmam ter menos dificuldades com a mão de obra.

Quanto ao porte, 43% são microempresas, 26% médias, 18% pequenas e 14% empreendedores individuais. Em termos de atuação, 60% estão no setor de serviços, 23% no comércio varejista, 10% na indústria e 6% no comércio atacadista.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo