Do Micro Ao Macro

Tecnologia facilita gestão de profissionais PJ e garante conformidade fiscal

Automatização reduz erros, melhora produtividade e integra processos de pagamento para empresas que contratam trabalhadores como Pessoa Jurídica

Tecnologia facilita gestão de profissionais PJ e garante conformidade fiscal
Tecnologia facilita gestão de profissionais PJ e garante conformidade fiscal
A importância de manter a separação entre as finanças pessoais e as da empresa
Apoie Siga-nos no

A contratação de trabalhadores no modelo Pessoa Jurídica (PJ) aumentou nos últimos anos. Esse crescimento trouxe desafios operacionais para as empresas.

A gestão manual de notas fiscais eletrônicas (NF-e) exige tempo, aumenta o risco de erros e pode comprometer a conformidade tributária.

Para resolver essa questão, a automação tem sido adotada como solução. A tecnologia ajuda a otimizar processos, reduzir riscos e melhorar o fluxo de pagamentos.

Gabriel Segers, CEO e cofundador da SplitC, empresa especializada em cálculo de remuneração variável, explica os benefícios do sistema.

“Considerando que a coleta e validação de notas fiscais sejam um dos maiores desafios para empresas que contratam trabalhadores PJ, o software automatiza a divisão de receitas entre diferentes partes e facilita a conciliação de pagamentos.

Isso garante transparência nas transações financeiras e reduz o trabalho manual. Em breve, a plataforma contará com a funcionalidade de autovalidação de notas, proporcionando ainda mais agilidade”, explica.

A SplitC desenvolveu um sistema que automatiza essas operações. A solução atende segmentos como seguros, call center, construção, energia e logística.

Atualmente, a empresa tem clientes como Direcional Engenharia, Crefaz, Autobem, PMI Foods e Sem Parar.

Integração com sistemas e otimização de processos

A automação permite integração com sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP), Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) e planilhas. Essa conexão centraliza informações e melhora a gestão financeira.

As soluções são compatíveis com plataformas internas já utilizadas pelas empresas. Dessa forma, o fluxo de trabalho não é interrompido.

A automação dessas tarefas tem impacto direto na produtividade. Segundo o estudo internacional “OTRS Spotlight: IT Service Management 2023”, 78% das empresas brasileiras utilizam automação para otimizar processos.

No caso da emissão de NF-es, os benefícios incluem preenchimento automatizado, redução de erros humanos e integração com meios de pagamento. Esses fatores garantem maior eficiência operacional.

Com soluções automatizadas, a emissão de notas fiscais ocorre sem necessidade de digitação manual. Assim, a cada transação, a nota é gerada automaticamente e enviada ao cliente.

Dessa forma, as empresas ganham em agilidade, segurança e conformidade com a legislação vigente.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo