Do Micro Ao Macro
Taxa de juros do empréstimo pessoal cai em agosto, indica Procon-SP
Relatório mostra queda média de 0,14 ponto percentual, mas cheque especial segue estável


A pesquisa de taxas de juros realizada pela Fundação Procon-SP em 4 de agosto de 2025 registrou redução na modalidade de empréstimo pessoal para pessoas físicas não preferenciais. O levantamento, que analisou seis instituições financeiras — Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander — apontou queda média de 0,14 ponto percentual, para 8,08% ao mês.
O destaque foi o Bradesco, que reduziu sua taxa de 9,10% para 8,29% ao mês, queda de 0,81 ponto percentual, equivalente a variação negativa de 8,9%. As demais instituições mantiveram os valores praticados em julho.
Cheque especial permanece sem alteração
No cheque especial, a taxa média permaneceu em 7,96% ao mês. O Procon-SP informou que nenhuma das instituições pesquisadas alterou as tarifas nesta modalidade em agosto.
Orientação ao consumidor
A Fundação Procon-SP orienta que o crédito seja contratado apenas quando houver necessidade comprovada. Além disso, recomenda que o consumidor compare as taxas oferecidas por diferentes bancos para identificar a alternativa menos onerosa antes de fechar o contrato.
O relatório completo está disponível no site do Procon-SP: clique aqui para acessar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.