Do Micro Ao Macro

Startups: Inscrições para o VC Challenge encerram esta semana

Competição nacional sobre Venture Capital e startups oferece prêmios e oportunidades de estágio; final será presencial em São Paulo

Startups: Inscrições para o VC Challenge encerram esta semana
Startups: Inscrições para o VC Challenge encerram esta semana
Vencedores da edição 2023 do VC Challenge. Foto: Gil Silva/Dvulgação
Apoie Siga-nos no

As inscrições para a 7ª edição do VC Challenge terminam nesta sexta-feira, 4 de outubro. O evento é organizado pela gestora de Venture Capital KPTL e será realizado online entre 5 de outubro e 9 de novembro.

A participação é gratuita, e a competição é aberta a estudantes universitários, alunos do ensino médio e profissionais do mercado de Venture Capital. O objetivo é desenvolver habilidades de liderança e empreendedorismo.

Com patrocínio de Lajes Anhanguera, Matec Engenharia, Nexa Resources, RG Futures e Unifique, a edição deste ano traz quatro verticais de competição. São elas: Mineração, Clima e Floresta, Telecomunicações e Construção.

Uma novidade deste ano é a inclusão de uma competição voltada para jovens da região Norte do Brasil. Os vencedores desta vertical participarão da final em São Paulo.

Participação e categorias

A competição reúne estudantes do ensino médio, universitários de diferentes áreas e jovens profissionais. Eles participam de dinâmicas e workshops focados em Venture Capital e startups.

Desde sua criação, o VC Challenge já contou com a participação de mais de 7.000 pessoas. Em 2023, o evento reuniu 1.400 estudantes de 400 instituições de ensino de todas as regiões do Brasil.

Além disso, 130 alunos do ensino médio também estiveram presentes. A diversidade é um ponto importante, com 51% dos participantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e 46% sendo mulheres.

Assim como em edições anteriores, existe uma categoria voltada para profissionais do mercado de Venture Capital. Esses profissionais fazem parte do Emerging Venture Capital Fellows (EVCF), uma comunidade voltada para a nova geração de investidores.

Prêmios e final presencial

Os vencedores das quatro verticais da competição participarão da final presencial em São Paulo. Além disso, o grupo vencedor geral ganhará estágios de verão e uma viagem para o Web Summit Rio 2025, com todas as despesas pagas.

Os vencedores da vertical Amazônia, voltada para jovens da região Norte, também irão para o evento no Rio de Janeiro. Já o grupo vencedor da vertical de Mineração, em parceria com a Nexa, visitará as operações da empresa em Minas Gerais.

Os vencedores terão a oportunidade de participar de estágios de verão nas empresas patrocinadoras e em startups do portfólio da KPTL.

Etapas do VC Challenge

O VC Challenge é dividido em quatro fases ao longo de quatro semanas. Na primeira fase, os participantes escolhem um dos setores de competição e elaboram um relatório sobre uma empresa do segmento.

Na segunda fase, eles assistem a apresentações de fundadores de startups e decidem em qual startup investiriam. Na terceira fase, os participantes se colocam no lugar de empreendedores e criam um plano de negócios para a startup escolhida.

Na quarta e última fase, os finalistas apresentam seus “pitches” para uma bancada de jurados e especialistas em Venture Capital. Os grupos com os melhores resultados ganharão o prêmio final.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, diretamente no site oficial do VC Challenge.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo