Do Micro Ao Macro

Startup mapeia tendências de consumo na Black Friday com dados de redes sociais

Ferramenta monitora interações digitais para identificar produtos e marcas mais procurados e ajudar empresas a ajustar estratégias

Startup mapeia tendências de consumo na Black Friday com dados de redes sociais
Startup mapeia tendências de consumo na Black Friday com dados de redes sociais
Ferramenta monitora interações digitais para identificar produtos e marcas mais procurados e ajudar empresas a ajustar estratégias Ferramenta monitora interações digitais para identificar produtos e marcas mais procurados e ajudar empresas a ajustar estratégias
Apoie Siga-nos no

Entre cliques e comentários, as redes sociais mostram os desejos de consumo que movimentam a Black Friday. Olhando esse ambiente digital, a Orbit Data Science desenvolveu uma ferramenta que transforma essas interações em dados estratégicos para o mercado.

A ferramenta analisa interações em redes como X, Instagram e TikTok. Com isso, identifica em tempo real os produtos e marcas que despertam maior interesse no Brasil.

“Conseguimos captar informações diretamente das conversas dos consumidores. Isso permite às empresas ajustar suas ofertas e estratégias de comunicação”, explicou Kaio Sobreira, head de pesquisa da Orbit.

Categorias mais populares ganham destaque

O levantamento já aponta maior demanda por categorias como smartphones, notebooks, eletrodomésticos e itens de moda.

Além disso, o estudo revela um interesse crescente por produtos tecnológicos e sustentáveis, alinhados às novas preferências dos consumidores.

De acordo com a Orbit, essas informações ajudam empresas a organizar estoques, ajustar preços e planejar campanhas mais focadas no público.

Monitoramento acessível promove transparência

O acesso ao “Mapa de Desejos” é gratuito e atualizado regularmente no site da Orbit.

“Estamos democratizando informações para que varejistas e consumidores possam tomar decisões mais informadas”, afirmou Sobreira.

A ferramenta combina inteligência artificial com análises de especialistas para interpretar dados coletados online. Isso cria um panorama de consumo útil para empresas e consumidores.

Cosméticos são os itens mais desejados de 2024

Os cosméticos e produtos de beleza, como perfumes e itens para cabelo, lideram a lista de desejos dos usuários de redes sociais na Black Friday 2024.

Segundo a Orbit Data Science, a ferramenta Mapa de Desejos apontou esses dados ao analisar conversas e comentários online.

“A Black Friday é uma janela estratégica para o varejo. Nossa plataforma possibilita que marcas e varejistas ajustem estoques, preços e campanhas com base em dados concretos, maximizando as oportunidades de venda e engajamento”, completou Sobreira.

Top 10 de segmentos mais desejados

  1. Beleza e cuidados – 16,2%
  2. Livros – 9,1%
  3. Eletrônicos – 8,3%
  4. Moda feminina – 7,1%
  5. Eletrodomésticos – 6,4%
  6. Informática – 5,8%
  7. Calçados – 5,4%
  8. Telefonia – 4,8%
  9. Consoles e games – 4,7%
  10. Acessórios – 3,7%

Os cosméticos se destacam pela busca de presentes e cuidados pessoais. Livros, eletrônicos e moda feminina aparecem como escolhas tradicionais.

A análise também apontou maior procura por produtos tecnológicos e sustentáveis. Isso reflete mudanças no comportamento do consumidor brasileiro.

Além disso, a ferramenta permite acompanhar as expectativas dos consumidores em tempo real. Ela analisa comentários sobre marcas e preços, gerando informações úteis para empresas e consumidores.

“O comportamento de compra mudou, e as redes sociais são o palco onde as expectativas e desejos dos consumidores são revelados. Nossa tecnologia é capaz de transformar essas interações em informações úteis para o mercado e para quem está planejando aproveitar as promoções”, finalizou Sobreira.

Ferramenta também mostra as intenções de compra ao longo dos últimos dias

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo