Do Micro Ao Macro
Setembro Amarelo: líderes apontam práticas para equilibrar saúde mental, vida pessoal e negócios
Executivos destacam que investir no bem-estar da mente favorece produtividade, inovação e sustentabilidade das empresas


O Setembro Amarelo reforça a urgência de debater saúde mental no ambiente corporativo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a primeira posição mundial em ansiedade e a quinta em depressão. No mercado de trabalho, esgotamento profissional e estresse seguem sendo desafios recorrentes.
Frente a esse quadro, líderes de diferentes setores relatam como buscam manter equilíbrio entre vida pessoal e negócios, adotando rotinas que unem família, espiritualidade, exercício físico e momentos de desconexão.
Integração entre vida pessoal e profissional
Para Lucas André, fundador e CEO da Fast Tennis, o equilíbrio está em buscar felicidade em todas as áreas da vida. “Acredito em um ser humano integrado, onde não há separação entre vida pessoal e profissional. O verdadeiro equilíbrio vem quando somos felizes em ambos os ambientes. Não existe fórmula mágica, cada pessoa deve encontrar o próprio ponto de felicidade”, afirma.
Presença no dia a dia da família
Cristiano Corrêa, CEO da Ecoville, aposta em pequenos rituais para manter a conexão com os filhos e a esposa. Ele planeja 12 microviagens por ano em família e cria estratégias simples no cotidiano. “No meu aparelho telefônico, uso uma foto corporativa para o trabalho e uma foto da família em casa. Isso reforça mentalmente meu papel em cada momento”, relata.
Rotina
Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, organiza a rotina com foco na família e na saúde física. Ela trabalha próximo à escola do filho para aproveitar caminhadas ao lado dele, pratica musculação cinco vezes por semana e acompanha os 10 mil passos diários em aplicativo. “Minha alimentação é controlada, sempre levo minha comida para o escritório. Uma dieta equilibrada é essencial para manter a mente e o corpo saudáveis”, afirma.
Hábitos positivos
Para Cléber Gomes, CEO da Maestria, a leitura da Bíblia, devocionais e livros de psicologia são ferramentas para manter a mente saudável. Ele associa espiritualidade, atividade física e terapia como práticas essenciais. “Ter saúde mental é essencial para viver bem, tomar decisões assertivas e ter relações saudáveis”, diz.
Refúgio
Raphael Brito, CEO da Spaceclass, destaca que a rotina de um empresário dificulta manter hábitos fixos, mas reforça a importância de priorizar a família. “Nenhum sucesso nos negócios compensa o fracasso dentro de casa”, afirma. Para ele, brincar com a filha de dois anos e acompanhar os primeiros sons do filho de três meses são os momentos que recarregam suas energias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.