Do Micro Ao Macro

Sete formas de aumentar as vendas na indústria em 2025

Após um primeiro semestre de baixa, o setor industrial precisa adotar estratégias para recuperar o crescimento no segundo semestre

Sete formas de aumentar as vendas na indústria em 2025
Sete formas de aumentar as vendas na indústria em 2025
7 formas para melhorar o potencial de vendas na indústria Após primeiro semestre de queda, setor deve buscar retomada a partir de julho, com foco em datas importantes como a Black Friday e o Natal
Apoie Siga-nos no

Mesmo com projeções otimistas no início do ano, o desempenho da indústria ficou abaixo do esperado. Segundo o IBGE, a produção industrial no Brasil caiu 0,9% em maio, comparado a abril.

Com isso, o segundo semestre apresenta boas oportunidades para a indústria.

Datas importantes, como Black Friday e Natal, tendem a impulsionar a produção. Adotar práticas estratégicas pode ajudar a alavancar as vendas durante esse período.

André Correa, Diretor Comercial da Trademaster, fintech especializada em vendas para grandes indústrias e distribuidores, compartilhou sete estratégias que podem melhorar o desempenho das equipes comerciais e aumentar os pedidos na indústria.

1 – Investir em treinamento em vendas e negociação

Treinamentos regulares em vendas e negociação são essenciais para preparar a equipe comercial. Focar em técnicas de vendas, conhecimento de produtos e habilidades de negociação pode melhorar significativamente os resultados.

Correa sugere, além disso, a criação de incentivos claros e atrativos para motivar os funcionários a atingirem metas e superarem expectativas.

2 – Conhecer o mercado e identificar oportunidades

A análise de dados é uma ferramenta indispensável para os profissionais de vendas. Monitorar clientes, sua recorrência e churn ajuda a direcionar esforços e campanhas promocionais de maneira mais assertiva.

Correa recomenda utilizar ferramentas que forneçam essas informações em tempo real, diretamente para os vendedores, facilitando a tomada de decisões.

3 – Garantir a qualidade dos produtos

A qualidade do produto é um fator determinante para a decisão de compra dos clientes. A indústria deve investir em tecnologia, profissionais capacitados e insumos de alto nível para garantir que os produtos atendam ou superem as expectativas do consumidor.

Além disso, é necessário manter um controle rigoroso em todos os processos de produção para assegurar a qualidade.

4 – Compreender o mercado e buscar melhorias contínuas

Análises frequentes de satisfação, feedbacks e comportamento dos clientes são fundamentais para melhorar a oferta de produtos. Essa prática pode gerar economias em outras áreas, como marketing e manutenção de relacionamento com os clientes.

Correa também destaca a importância de participar de feiras e fóruns nacionais e internacionais. Essas iniciativas ajudam a captar novas tendências e entender melhor as necessidades do mercado.

5 – Oferecer descontos progressivos para aumentar vendas

Uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas é criar faixas de desconto progressivo. Isso incentiva os clientes a comprarem mais unidades ou variedades de produtos, aumentando o volume de vendas.

Além disso, lançar promoções sazonais e criar pacotes de produtos personalizados também são boas alternativas para atrair mais vendas em períodos específicos.

6 – Ampliar os prazos de pagamento

Prazos curtos de pagamento podem prejudicar o fluxo de caixa de distribuidores e varejistas. Oferecer prazos maiores permite que os lojistas equilibrem melhor suas finanças, facilitando a compra de mais produtos.

Correa ressalta que fintechs podem ser uma solução para oferecer mais flexibilidade nos pagamentos, ajudando a fidelizar os clientes.

7 – Avaliar o pós-venda para garantir uma boa experiência

O relacionamento com o cliente não deve terminar após a venda. Manter contato para garantir que o pedido foi recebido corretamente e que as expectativas foram atendidas é uma estratégia importante.

Correa sugere usar essas informações do pós-venda para melhorar as estratégias e alcançar melhores resultados no futuro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo